Enquanto tomamos vinhos mais frutados e refrescantes no verão, o inverno pede vinhos tintos mais intensos para acompanhar pratos mais pesados e encorpados.
E o outono? Como harmonizar vinhos com a meia estação? Confira nossas dicas e prepare a adega com os melhores rótulos para essa época do ano.
Os dias vão ficando mais curtos e as noites mais longas. Nos vinhedos do hemisfério sul, é época de finalizar a colheita que iniciou-se na primavera. As parreiras começam a perder as folhas e se preparam para hibernar no inverno, para depois começar novamente o ciclo de nascimento das uvas.
Durante o dia, as temperaturas ainda podem se manter altas, mas quando cai o pôr-do-sol, aquele friozinho típico da estação invade uma grande parte das cidades brasileiras. Ocasião perfeita para degustar uma taça de vinho, não é? Mas como escolher o rótulo perfeito para o outono?
1ª : Escolha vinhos de médio corpo
As uvas Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Carménère, Garnacha, e os vinhos da região do Rhône são a escolha perfeita, pois além de mais corpo, também são suaves, o que traduzem vinhos macios e com taninos muito equilibrados para harmonizar com os pratos de outono.
Mas não pense que os brancos não tem vez nessa época do ano. Nós te ajudamos a acertar na escolha. Basta dar mais atenção aos rótulos com caráter mais maduro e alguma passagem por madeira. Os vinhos com mais corpo são mais quentes, possuem mais calor, ideais para os dias frios que estão a caminho.
2ª : Atenção aos pratos de outono
A segunda dica vai para o cardápio que acompanhará o vinho. Com as temperaturas mais baixas, é natural que nosso corpo necessite de alimentos mais fortes, pesados e nutritivos.
Alguns ingredientes típicos dessa época do ano: a abóbora, a abobrinha, a mandioca, a batata-doce, a berinjela e, claro, o pinhão!
A abóbora fresca da estação é perfeita para preparar o famoso camarão na moranga. Para acompanhar esse prato, opte por um rosé mais encorpado, como os rosés portugueses, ou um riesling.
A mandioca pode ser usada para preparar um suculento nhoque, substituindo a batata, e acompanhado de um bom molho de tomate caseiro e um vinho italiano da Toscana, ou ainda pode ser cozida junto com uma carne de panela.
As noites de outono são perfeitas para preparar queijos e vinhos, aliás perfeitas para reunir os amigos em casa. A dica de ouro é optar por rótulos que tenham corpo e sabor intenso compatíveis com a intensidade do sabor do queijo, e taninos que equilibrem a gordura dos tipos escolhidos.
3ª : Opte por vinhos com sabor e aroma mais intensos
Vinhos macios e fáceis de beber são a escolha certa, principalmente se você pretende degustá-lo como aperitivo, ou seja, sem necessariamente estarem acompanhados de um prato principal. Prefira vinhos aromáticos, um bom exemplo são os rótulos com aromas de frutas maduras e especiarias. Notas de madeira e chocolate também são muito bem vindos!
Conte para a gente quais são os pratos que você mais gosta de degustar durante a meia estação.
Escreva o seu menu nos comentários que teremos o maior prazer em lhe ajudar com a harmonização!