Harmonização é a escolha do vinho adequado para cada prato.
Você sabe qual vinho é ideal para os pratos típicos?
Não temos tradição em vinho e esta receita historicamente não era consumida com vinho. Então qual a solução?
A feijoada tem suas origens na relação entre o senhor de engenho, muitas vezes um colonizador português, e os escravos africanos. Enquanto as melhores partes do porco iam para a casa grande, a senzala comia o que era desprezado (pé, orelha etc).
Somou-se a isso o feijão preto de origem americana, e as influências de pratos portugueses da Estremadura, das Beiras e de Trás-os-Montes e e Alto Douro, que misturam feijão (não o preto) à lingüiças, orelha e pé de porco, além de outros pratos europeus como o cassoulet (França), o cozido madrileño (Espanha) e a “casserola” milanesa (Itália).
A nossa feijoada é um cozido de feijão preto e carnes (carne seca, lombo, costela, pé, orelha, rabo, paio e lingüiça ), temperado com pimenta vermelha, cebola, alho, azeite, louro e geralmente servida com arroz branco, fatias de laranja, couve, farofa, torresmo e molho de pimenta.
Escolher um vinho para acompanhar a feijoada não é tarefa simples! O prato oferece alto nível de sabor, aroma, sal e gordura, um toque de amargor do feijão preto e ainda tem a picância da pimenta!
Então vamos lá…
Para nós, um bom espumante, com certa estrutura para aguentar as carnes e com muita acidez para cortar o sal e a gordura é uma bela opção, bem como alguns tintos de Portugal, Vinhos com a casta Carmenère e Syrah também são ótimas opções.
Nossas sugestões:
Espumantes Brancos Brut
CAVA JUVÉ Y CAMPS CINTA PURPURA RESERVA BRUT
ESPUMANTE CUVÉE FASHION VICTIM BRUT ASTORIA
ESPUMANTE CUVÉE PRESTIGIE BRUT
Vinhos Tintos
RAPOSEIRA RP TINTO
CONVENTO VIEJO L.E. BLEND