Por que margem esquerda e direita?
Bordeaux é uma das regiões de produção de vinho mais famosas do mundo.
Para muitos, a diferença entre margem direita e esquerda se resume a Cabernet Sauvignon x Merlot, mas isso é uma simplificação do que as duas regiões apresentam.
Para isso, temos que entender um pouquinho da geografia, então vamos lá…
O rio Gironde desce do Norte num formato de Y de cabeça para baixo e se divide entre Dordogne e Garonne.
Gironde, lá no norte, tem sua fonte nos Pirineus, na Espanha. A margem esquerda começa com Médoc e segue ao sul com Haut-Médoc, Saint-Estèphe, Paulliac, Saint-Julien, Listrac-Médoc, Moulis e quando chega em Margaux é onde começa a divisão do Gironde em Garonne, do lado esquerdo, e Dordogne do lado direito.
Os dois rios cruzam toda Bordeaux e entre os dois, Libourne ou Entre-Deuxs-Mers, a região dos tintos leves, dos brancos secos e dos doces.
Os vinhos em Bordeaux, em geral, são conhecidos por serem blends. No entanto, a proporção de castas varia conforme a região.
Na margem esquerda, com clima mais úmido e solos com mais cascalho, a Cabernet Sauvignon reina. Quase sempre dominante nos blend, ela traz mais estrutura aos vinhos, favorecendo a longevidade.
Já na margem direita, principalmente nas regiões ao redor de Libourne, onde o solo é mais argiloso, a Merlot se destaca. Essa maior proporção de Merlot na mistura oferece mais elegância aos vinhos.
E você, prefere os vinhos da margem esquerda ou direita?
Conta para a gente!
#frança #bordeaux #margemesquerda #margemdireita #riogironde #sauternes #winelover #cabernetsauvignon #merlot #médoc #blogdevinho #dicasdevinho #vinhos #grapetime #vinhofrances